CONSULTA PSIC

PSICÓLOGO E PSICOTERAPIA

Atualmente, a psicologia tem sido cada vez mais procurada por pessoas de todas as idades, para terapias individuais, de família, terapia de casal ou infantil – e isso faz com que as dúvidas relacionadas ao processo terapêutico, especialidades do psicólogo, quanto tempo leva um processo terapêutico ou quantas sessões são indicadas, também aumentem.

Primeiro é importante ter em mente que cada cliente ou paciente é único e, por isso, cada processo terapêutico será personalizado para corresponder às expectativas daquele cliente.

PSICOLOGIA INFANTIL

As crianças passam por diversos estádios de desenvolvimento.

A par com o desenvolvimento físico, a psique da criança vai sendo construída ao longo do tempo.
Esta construção é influenciada pela genética e pelas experiências de relação que a criança vai tendo ao longo do seu desenvolvimento.

É muito comum, em alguns destes estágios, haver mais dificuldade em resolver e aprender o que há para aprender e aí, a criança começa a demonstrar alguma desorganização, a qual pode ser visível através de perturbações de comportamento ou de dificuldades de aprendizagem, ou pode ser menos perceptível, através de inibições e dificuldades no relacionamento com os outros.

TERAPIA PSICANÁLISE

A psicanálise é uma das abordagem que pode apresentar resultados eficientes para aliviar sintomas de sofrimentos psíquicos. Entenda como funciona este tipo de terapia e saiba se é a mais indicada para você.

Uma breve definição da psicanálise

A teoria da psicanálise busca entender o funcionamento da mente humana e parte do princípio de que os processos psíquicos são, em boa parte, inconscientes. Ou seja, para a psicanálise, nós não temos consciência de vários fatores que definem nossas emoções e comportamentos.

Esta teoria serve como uma abordagem para o tratamento de uma série de transtornos que causam sofrimento emocional, como fobias, compulsões e angústias. Por exemplo, quando alguém apresenta alterações de humor, problemas de autoestima, dificuldades de relacionamento no trabalho ou em relações amorosas, os psicanlistas buscam o explicação no inconsciente.

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud e, ao longo de mais de 100 anos, teve colaboração de outros autores como Melanie Klein, Donald Winnicott, Jacques Lacan, entre muitos outros.

ESCUTAS ORGANIZACIONAIS

A escuta ativa tornou-se uma técnica muito importante no que diz respeito ao estabelecimento de um diálogo eficiente entre interlocutor e ouvinte. A ferramenta consiste em uma pessoa transmitindo a mensagem e a outra ouvindo, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas, seja de forma verbal ou não verbal.

É importante evidenciar que praticar a escuta ativa não quer dizer que o ouvinte deve receber inúmeras informações passivamente, mas sim, que ele deve demonstrar interesse genuíno pela fala do interlocutor e assim, estabelecer um vínculo com o mesmo.

No ambiente corporativo, são inúmeras as situações em que a escuta ativa pode ser implementada: em uma reunião, ao ouvir um feedback, em uma instrução para a execução de uma tarefa, entre outras ocasiões. Tais momentos são oportunidades para escutar e adquirir informações e conhecimentos abundantes.

Para o gestor, ainda é uma oportunidade para melhorar o relacionamento e o desempenho da sua equipe, esclarecer dúvidas dos colaboradores, além de minimizar os conflitos presentes na rotina da empresa.

Trata-se de uma ferramenta na qual realmente e verdadeiramente vale a pena investir, pois assim haverá uma melhora significativa nas relações interpessoais estabelecidas na organização, bem como no alcance de seus resultados extraordinários.