TREINAMENTO & CAPACITAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
O treinamento nas organizações, serve para aliar e alinhar gestores e colaboradores aos procedimentos da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades.
Por isso, a prática deve ser considerada um investimento, e não um custo para as organizações.
Sou muito suspeita em falar sobre este tema por ministrar treinamentos para empresas, mas é durante uma capacitação que compreendemos os valores, a filosofia e as políticas da companhia.
Essas informações vão auxiliar no desempenho das atividades, para que tudo seja realizado de acordo com as diretrizes da companhia.
Dessa forma, o funcionário que passa por um treinamento estará apto a exercer com mais qualidade as atividades diárias, já que possui um conhecimento mais aprofundado sobre sua área de atuação gerando ganhos para todos.
É importante dizer, que a falta de programas de aperfeiçoamento/treinamento pode gerar prejuízos às empresas, já que o exercício da função baseado apenas nas experiências rotineiras, implica na prática da tentativa e consequentemente ao erro até que se alcance o resultado esperado – e isso pode não acontecer.
Logo, promover treinamento é benéfico por diversos motivos: Poupa tempo e agiliza ações ao otimizar o trabalho, aumenta a produtividade, melhora a comunicação entre setores, evita demissões e reposição de pessoas, ganho expressivo na comunicação com o cliente, satisfação de todo o grupo, equalização de informações, entre muitos outros.
Para o colaborador/funcionário, é um desenvolvimento pessoal que vem acompanhado de motivação e disposição; ingredientes imprescindíveis para uma carreira profissional bem-sucedida.
O mesmo sente-se valorizado dentro da empresa na qual atua, e será cobrado posteriormente sobre o que foi aprendido. Nesse contexto, todos devem participar (desde o iniciante ao mais experiente).
O desenvolvimento, treinamento e aprimoramento servem ainda para que a liderança possa multiplicar os seus conhecimentos, desenvolvendo novas competências e relacionamentos interpessoais proveitosos.
Desta forma, haverá mais profissionais preparados e que conheçam bem a empresa.
Consequentemente, haverá mais chances de promoções dentro da própria empresa, diminuindo assim a necessidade de recrutamento externo e demissões.
Treinar é também capacitar, e visa direcionar o profissional a um processo de educação, reciclagem e alteração de comportamento.
O colaborador adquire características de pro-atividade, conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa, do setor, e até mesmo estar preparado para capacitar outras pessoas e se tornar um multiplicador.
Alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e capacitação dos profissionais são:
• Redução de custos.
• Ambiente de trabalho agradável.
• Diminuição na rotatividade de pessoal.
• Entrosamento entre os funcionários.
• Empresa mais competitiva.
• Elevação na produtividade.
O crescimento e o sucesso de qualquer empresa estão relacionados com o desenvolvimento de seus funcionários; com a meta de superar padrões e elevar a qualidade dos serviços, logo, o gestor/empresa que proporciona e transmite conhecimentos aos seus colaboradores, enxerga além do presente; vislumbra novas possibilidades e oportunidades, além de promover uma gestão sustentável e mais lucrativa.
Portanto, investir na capacitação, desenvolvimento e treinamento dos funcionários da sua empresa, é investir no SUCESSO do seu negócio.


FERRAMENTA E APLICAÇÕES DE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
OBJETIVO: Identidade diz respeito àquilo que mantém a integridade de um sistema. Um sistema pode ter uma identidade forte ou fraca e isso influencia muito a forma como se relaciona com o mundo ao seu redor. Mudanças internas e externas podem levar à preservação ou à perda da identidade da organização. A total perda de identidade leva à desintegração do sistema, em mais ou menos tempo.
MISSÃO
É a razão de existência de uma organização. Uma declaração de missão clara e bem formulada dá aos funcionários um senso compartilhado do propósito, direção e orientação do negócio. Tornam possíveis e realistas os objetivos da empresa.

VISÃO
É o sonho da organização a longo prazo. Direcionamento que aponta uma situação desejada ao negócio. É a representação das convicções da empresa para o futuro, é usada também como um guia para a realização da missão e a definição de metas.
VALORES
São crenças e ideias que formam a base da organização. A relação entre as pessoas acontece em diferentes proporções em uma empresa. Por isso, a declaração de valores institucionais orienta o comportamento e a conduta desejados aos profissionais que atuam em nome da organização.

ELABORAÇÃO DO POP (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO)

OBJETIVO: O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento por meio da padronização e minimização desvios na execução da atividade, ou seja, ele busca assegurar que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam padronizadas e executadas conforme o planejado.

ELABORAÇÃO DO ORGANOGRAMA
OBJETIVO: O principal objetivo do organograma é fazer com as pessoas de dentro, como as de fora da empresa, entendam, de maneira clara, como as pessoas e atividades se relacionam dentro de determinada empresa. Em outras palavras, o organograma esclarece dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.
O organograma é ilustrar, de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores em questão, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.
O ponto positivo é garantir a agilidade da percepção das áreas de negócios, ou seja, entender quem é o responsável e quais departamentos podem crescer e para onde os colaboradores podem almejar uma evolução.
Dentro de uma empresa, as atividades propostas devem ser planejadas e organizadas com clareza para que sejam executadas com eficiência. Para tanto, é necessário que se organize uma estrutura hierárquica que represente a planta da organização; que ilustre cada departamento da empresa com suas tarefas e seus respectivos responsáveis, superiores e subordinados. Essa estrutura hierárquica pode ser representada graficamente por uma figura denominada organograma.

ELABORAÇÃO REGULAMENTO INTERNO

OBJETIVO: Denominado de “Regulamento Interno de Trabalho”, tal documento traz a conhecimento de todos os colaboradores as normas que disciplinam a organização interna da empresa no âmbito colaborador X empregador, valendo como lei para ambas as partes e integrando o contrato de trabalho para todos os efeitos.

DESCRIÇÃO DE CARGOS (MATRIZ DE REFERÊNCIA)
OBJETIVO: DESCRIÇÃO DE CARGOS QUAL A IMPORTÂNCIA: Descrições de Cargo: trata-se da narrativa que contém os aspectos detalhados do cargo, seu conteúdo, ou seja, o que o cargo faz, como faz e para que faz, além das especificações, competências e habilidades para o pleno desempenho do ocupante da posição. Este relatório também servirá como base para recrutamento.

TREINAMENTO PARA ATENDIMENTO

OBJETIVO: Ciência da Cultura Organizacional da Empresa, desenvolvimento competência comportamental Patronizada e Ética, Influenciam na apresentação Profissional, motiva e valoriza a condição do Funcionário em relação a visão de si mesmo, melhora o atendimento e aumenta produtividade e lucro, harmoniza as equipes nas sua relações interpessoais.

O TREINAMENTO SE DIVIDE:
Teórico, prático, misto e setorial
1. Identidade da empresa;
2. Forma Padrão da cultura da empresa/ RI;
3. Postura e receptividade;
4. Atitudes e cortesias ao cliente;
5. Ética profissional/ Discrição;
6. Organização e planejamento;
7. Trabalho em Equipe/Empatia;
8. Comunicação/Eficácia;
9. Obrigações/Deveres;
10. Profissionalismo/Técnicas.

O QUE É ASSESSMENT?
Assessment é uma capacitação para desenvolvimento de liderança, sendo uma espécie de relatório, que visa entender e apontar tendências de comportamento, performance e potencial de colaboradores e candidatos.

Objetivo do processo de assessment

Conhecer os colaboradores que estão em sua empresa é fundamental. Identificar líderes, utilizar o ponto forte de cada colaborador e suprimir as suas fraquezas, podem ser os fatores determinantes para ter uma equipe de sucesso.
O método faz uso de sistemas, políticas e práticas que vão fornecer uma gama de informações necessárias para planejar, produzir, implementar, gerenciar, treinar, apoiar e sustentar a força de trabalho de uma empresa.
E como seu foco é em pessoas, o assessment é capaz de avaliar como elas se encaixam no sistema das companhias, como podem ser melhor utilizadas e mais produtivas.

Seu campo de atuação e suas funções chave são:
• Planejamento,
• Avaliação de eficiência e condições de trabalho,
• Desenvolvimento de sistemas de informação
• E gerenciamento de desempenho.
Coletar e analisar dados em cada uma dessas funções ajuda a fornecer uma ampla visão da situação da gestão de RH.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS – BENEFÍCIOS, VANTAGENS E RESULTADOS PARA SUA EMPRESA
O plano de cargos e salários tem como objetivo deixar transparente para o colaborador as regras de ascensão e política
salarial da empresa.
As empresa, para ter sucesso em seu ramo de atuação, necessita elaborar um plano de cargos e salários
É notório que toda empresa, para ter sucesso em seu ramo de atuação, necessita elaborar uma consistente e dinâmica
estratégia de plano de cargos e salários. Por meio desse mecanismo, a gestão de recursos humanos torna-se adequada,
sólida e eficiente na prestação de seus serviços.
Entre as inúmeras vantagens da implantação do plano de cargos e salários está a de permitir que empresa classifique
seus colaboradores de acordo com seus talentos, suas aptidões, e que adote uma política de remuneração adequada
conforme a função desempenhada por cada um deles.
extraordinários.